A marmoraria com as melhores pedras, mármores, granitos e compostos de São Paulo.
Telefone: (11) 5180-7599 | WhatsApp: (11) 98469-0127

Limpeza e Conservação

Os Inimigos da Pedra

Para manter a rocha em ótimo estado é importante saber o que pode danificá-la. Todas as superfícies de pedra (pisos, paredes, lavatórios, etc) têm quatro principais inimigos:

Riscos – causados pelo tráfego de pessoas, detritos abrasivos, reposicionamento de móveis, rodas de aspiradores de pé e algumas vezes pelas unhas de seu próprio cachorro.
Ácidos – de baixo valor de PH; muitos líquidos comuns como detergente, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos de fruta e vinagre.
Alcalóides – alto valor de PH; estes líquidos são o contrário dos ácidos. A maioria dos alvejantes caseiros é alcalina e pode ser bastante forte para o uso da pedra.
Manchas – causadas por grande variedade de comidas, bebidas derramadas, água, animais e tudo o mais que se possa imaginar. A eliminação destes problemas em potencial e o cuidado com a vulnerabilidade da pedra pode prolongar a durabilidade da mesma.

Dicas para o cuidado

A seguir algumas dicas em geral de manutenção e cuidado com a pedra. Os cuidados apropriados deverão variar de acordo com a condição e tipo da pedra que você possui. Se tiver dúvidas, consulte um profissional de manutenção.

Proteção Inicial:
Toda rocha deveria ser impermeabilizada com um produto de escudo penetrante, que não deixa nenhum tipo de resíduo na superfície da pedra. Com o uso destes impermeabilizantes, enquanto a pedra rejeita os líquidos que podem penetrar e deixar algum tipo de mancha, você terá mais tempo para limpar o produto derramado. Os escudos penetrantes são essenciais em áreas como banheiros e cozinhas. Os impermeabilizantes de silicone, que protegem contra a penetração de água e também de óleo, valem a pena mesmo sendo um pouco mais caros que os impermeabilizantes regulares. Sempre teste o produto numa pequena área da rocha antes de utilizá-lo na área desejada para certificar-se dos resultados. Alguns tipos de impermeabilizantes podem mudar um pouco a cor da rocha. Não parta do princípio de que a firma de construção, o instalador ou a marmoraria já impermeabilizaram a rocha.

Limpeza:
Alvejantes para uso caseiro não são formulados para limpar sua rocha. Muitos poderão causar mais danos à rocha do que ela teria sem nenhum tratamento. Até mesmo o uso de água sozinha pode causar efeitos destruidores em longo prazo a algumas rochas. É recomendável o uso de alvejantes neutros contendo agentes condicionadores ou o uso de sabão de rocha.

Nunca utilize:
Amônia e produtos de limpeza alcalinos em pó, produtos de limpeza em pasta, vinagre, álcool, produtos para limpar vidros, palha de aço e panos de limpeza abrasivos.

Você deve utilizar:
Sabão de pedra, alvejantes neutros, produtos de limpeza, condicionadores, escudos penetrantes para pedras.
O uso constante de um produto apropriado pode deixar sua rocha com aparência renovada, assim como contribuir para o brilho natural da rocha. Devido ao baixo grau de dureza da maioria das pedras utilizadas em residência, é muito importante manter os grãos de areia e de sujeira da superfície destas rochas. Geralmente, estes grãos são mais durões do que a rocha utilizada nas construções residenciais e são a principal causa de riscos, especialmente nos pisos.

Outras recomendações:
Pisos próximos a entradas demandarão um tapete grande o suficiente para limpar a sola dos sapatos de um adulto. Lembre-se de sacudir e limpar o tapete para remover o acúmulo de sujeira. Fique atento para tapetes com o verso de borracha, que podem causar marcas na sua rocha e requerer uma dispendiosa restauração de remoção. Se o movimento no piso é muito intenso, passe um pano diariamente. Semanalmente, passe um pano com algum tipo de produto de limpeza neutro ou sabão de rocha. Siga as instruções. Na maioria dos casos, não á recomendável passar selantes, eles podem impedir o fluxo de ar através dos poros da rocha causando problemas relativos e umidade. Lavatórios, tampos de mesa e paredes podem ser limpos com o uso de um spray contendo o produto de limpeza. Borrife sobre a superfície e passe um pano de fibras naturais. Estas superfícies podem ser polidas com uma cera em pasta para o uso em rocha. A aplicação desta pasta dará o brilho e proteção à rocha. É melhor selar e encerar os boxes de banho, evitando o aparecimento de fungos de difícil remoção na rocha. Os químicos usados para remover os fungos e lodo podem arruinar o mármore e requerer dispendiosa restauração. Muitos granitos são resistentes a ácidos, o que os torna mais fáceis de serem limpos. Produtos químicos e ceras de manutenção adequados são muitos mais baratos do que o custo de um restaurador de rochas para o seu banheiro.

Manutenção do piso

Observações importantes

Polimento:
Quando sua rocha começar a perder o brilho é melhor ligar para um profissional para fazer o re-polimento. Utilizando os abrasivos e pó de polimento apropriados, o brilho original de sua rocha pode voltar à tona, a não ser que a rocha esteja muito danificada. Geralmente o polimento não irá remover os riscos. Conteúdo, em algumas rochas, poderá remover as manchas deixadas por químicos ou produtos de limpeza.

Re-polimento / Restauração:
Operações de re-polimento são necessárias para remoção de riscos, desnivelamentos e desgastes causados pelo tráfego de pessoas. A pedra é lixada com várias granulações de desgaste, que a torna plana e estabelece um novo acabamento. Um piso bem nivelado terá maior durabilidade. Não é recomendável fazer este trabalho por conta própria, um profissional de polimento de rochas deve ser contratado.